Ensino

Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e nela temos a possibilidade de compartilhar nossas primeiras experiências na vida escolar de cada criança. Este primeiro ciclo nos permite o desenvolvimento dos nossos pequenos de forma integral, no aspecto físico e social, sendo extremamente fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental, que terá um impacto direto na vida adulta.

 

As atividades para Educação Infantil de acordo com a BNCC trabalham de forma lúdica, despertando a atenção, criando possibilidades na ampliação das interações sociais, através de experiências compartilhadas e brincadeiras. A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para educação
infantil, sendo divididos em 2 eixos: Interações e as Brincadeiras.  Esses eixos asseguram aos alunos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

 

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, os quais integram vivências cotidianas para as crianças. Os campos de experiência em que se organiza a BNCC são:

 

– O eu, o outro e o nós;
– Corpo, gestos e movimentos;
– Traços, sons, cores e formas;
– Escuta, fala, pensamento e imaginação;
– Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

O papel da escola é fundamental para esse primeiro momento na infância, por ser um espaço de relações sociais fora do contexto familiar, onde a criança tem a capacidade de viver experiências que serão a estrutura e a base de todo o seu desenvolvimento ao longo de sua vida.

Educação Fundamental I

O Ensino Fundamental possui um ciclo com nove anos de duração, sendo a etapa mais duradoura da vida escolar do aluno. Neste ciclo os alunos passam por diversas mudanças relacionadas aos aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais. O primeiro ciclo do ensino fundamental chama-se anos iniciais ou Fundamental I.

Essa etapa possui cinco anos letivos que vão do 1º Ano ao 5º Ano. Nos anos iniciais, a criança tem acesso as disciplinas da educação formal. Os conteúdos são apresentados de acordo com as disciplinas e a faixa etária de cada ano de escolaridade. A proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem. Conforme publicado no documento da Base Nacional Comum Curricular.

 

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. (BNCC, 2017)

Fundamental II - Anos Finais

Fundamental II ou Anos Finais é o ciclo que possui a duração de 4 anos, dando continuidade à educação que ocorre do 6º Ano ao 9º Ano. Neste ciclo os alunos se aproximam da adolescência, favorecendo sua independência na vida escolar, sendo inserido novas disciplinas permitindo aprofundar seus conhecimentos e despertando seu interesse para o ensino médio, onde de fato começam a consolidar desejos e preferências para sua vida profissional.

 

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
(BNCC, 2018, p. 60)